dezembro 24, 2006

Architeuthis dux (Lula Gigante)

Artigo de primeiríssima grandeza da Criptozoologia, a fantástica Architeuthis dux foi filmada recentemente por pesquisadores japoneses (Yahoo! Notícias). Era um espécime pequeno, de cerca de 3,5 m, mas que pode chegar (oficialmente) de 13 a 15 m, enquanto a Mesonychoteuthis hamiltoni a mais que isto. Há quem tenha testemunhado exemplares de 20 metros e histórias relatadas no século XIX dão versões de exemplares legendários. As lulas apresentam comportamento agressivo no seu habitat natural, o que as leva ao canibalismo e a desenvolverem agilidade tanto para a fuga quanto para o ataque.

* * *

A Wikipedia tem aqui (página principal), aqui (nesta, com fotos e ilustrações) e aqui (tamanhos) vasto material sobre o maior invertebrado do mundo.

* * *

O vídeo em que a Architeuthis de 3,5 m é pescada por pesquisadores japoneses está no YouTube.


* * *

Pela National Geographic chega-se a algumas fotos recentes, clique aqui. As imagens também aparecem em um programa de TV no YouTube, aqui, em língua espanhola.


* * *
A MarineBio.Org traz dados técnicos e detalhes históricos, inclusive ataques a navios e relatos de animais de dimensões fantásticas.


* * *




Na página da National Geographic pode-se ver um vídeo da Monterey Bay Aquarium Research Institute onde aparece uma espécie de calamar gigante pairando a 3.380 m de profundidade. Pode-se ler o “logbook” da expedição dese filme pelo link aqui.


* * *


A agressividade das lulas gigantes parece que pode ser decorrência do ambiente altamente competitivo, escassez de comida e devido ao seu predador natural, a baleia Cachalote. Este outro vídeo aqui, no YouTube, é um exemplo desse comportamento “nervoso”.


Ficha técnica:
Todas as figuras tem seus links no corpo do texto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito